segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

The boy who cried wolf

Marco Horácio, no programa humorístico "Levanta-te e ri", prometia, semana após semana, mulheres nuas, cavalos e anões.
Inovador, sem dúvida. Horácio prometeu, e eu acreditei. Fiquei a ver o programa até ao fim, assistindo esperançado à sucessão de profissionais (?) da comédia, esperando contemplar voluptuosos seios, céleres equídeos e emancipados humanos de baixa estatura, que irrompessem palco dentro, corporizando o meu anseio.
Horácio prometeu, e eu acreditei. Um indivíduo de natural de Braga afirmava ter problemas de identidade por ter perdido o seu BI. Menezes cantava "seven seconds" imitando quase na perfeição Youssou N'Dour e Neneh Cherry. Nogueira declarava o seu amor a D.Duarte Pio. Tibúrcio, Matumbina, Tone e companhia faziam a audiência rir a bandeiras despregadas com o seu tom rude e brejeiro.
Horácio prometeu, e eu acreditei. Tinham passado meses e eu, embora não com o mesmo fervor, conservava a minha fé. Afinal, aquilo era um programa de televisão. Ele não podia defraudar assim as expectativas de tantos telespectadores, não em directo, ao vivo e a cores.
Horácio prometeu, e eu acreditei. Acreditei porque era um jovem imberbe, emanando inocência de forma pueril por todos os meus poros. Um ano correu no meu calendário.
Horácio prometeu e eu já não acreditei. Boicotei a televisão portuguesa. Questionei o valor da verdade. Os meus pais sempre me ensinaram que mentir era muito feio; imaginava Horácio disforme, horroroso por dentro e por fora. Não só não tinha pescoço a alicerçar a cabeça, como também não possuía moral a sustentar-lhe a alma. Seria lícito publicitar tais ocorrências, sabendo que não iriam acontecer, em nome de audiências? Será possível que continuemos a aplaudir estes ditadores de audiências? Será o Share mais importante do que o sorriso de uma criança? Não obtinha respostas e entrava em depressão.
Horácio prometeu e cumpriu. Mas fê-lo demasiado tarde. Era eu já uma sombra, desconfiado, decrépito e já completamente descrente no mais comprovado dogma, quando os seios viam, despudoradamente, as luzes da ribalta. Já lá não estava para ver.

Horácio, para ti, faço minhas as palavras do povo (que te acompanhava ao vivo, semana a semana), inquirido por Fernando Rocha: Ladies and Gentleman....

1 bitaites:

Anónimo disse...

P*** QUE PARIU!