domingo, 14 de setembro de 2008

Dura Praxis...

"E as praxes? Como é que são aqui? Pintam-nos muito a cara? Onde é que me inscrevo?"
Estas e muitas, muitas outras perguntas me esperam amanhã.
Todos sentem um misto de curiosidade e de receio. Todos trazem ideias pré-concebidas. Mas poucos têm uma ínfima noção do que efectivamente se trata.
Na sexta-feira passada, passava eu tranquilamente junto da minha antiga escola secundária, quando me deparo com os foliões. Teria o Carnaval chegado uns meses adiantado? Depressa me apercebi que não era disso que se tratava. Viajei 5 anos na minha memória e lá compreendi: tinham começado as "praxes".
Os pobres coitados do 10ºano vinham todos rabiscados em tudo quanto era pele, cantavam o hino nacional em cima de um qualquer banco do recreio, eram amarrados a um poste e pronto! "Acabou de ser praxado, muitos parabéns! Agora já é um de nós..."
Correndo tudo dentro do previsto, três anos depois cairão de pára-quedas num qualquer estabelecimento de ensino superior, julgando que ao fim de uns dias de "tremendo sofrimento físico e mental" tudo termina.
É aqui que realmente se compreende a distinção entre as praxes e a Praxe. Numa há efémera e fútil paródia, noutra eterna e dura aprendizagem. Numa há igualdade (desigual) de indumentárias entre os praxistas e os praxados, noutra há uma capa negra a marcar toda a diferença entre o autoritário e o submisso. Numa todo o aparato desmboca num profundo nada, noutra qualquer nada é feito para o todo, um todo com um fundamento oculto, tão concreto quanto difuso, tão lógico quanto incompreensível.
Numa, o espírito morre embrionário.
Noutra, o espírito finda connosco entre apertadas paredes.

Como são as "praxes"? Eu respondo...

Os meninos à volta da fogueira
Vão aprender coisas de sonho e de verdade
Vão aprender como se ganha uma bandeira
Vão saber o que custou a liberdade

4 bitaites:

jünger disse...

Uma marca uma fase da tua vida com tinta da china na tua cara, outra começa nos bancos da Faculdade e acaba.. no teu enterro!
mas é só para alguns doentes vingativos! os outros.. cospem para o ar!

PS. dúvida: onde é que entram aqui as recepções aos alunos de primeiro ano com confeti's, serpentinas e t-shirts coloridas? Peço desculpa mas assustei-me com o "capa negra" e depois perdi-me! :/

PPS.- ah, entretanto descobri!.. Entram nos escritórios especializados para os RECAPA's (REcpcionistas de Confetis para Alunos de Primeiro Ano). Aqueles escritorios da secção Matrix da Ordem dos Advogados, onde em vez de seres tantas vezes espezinhado, criticado e explorado ao longo da tua vida, te recebem com um beijinho na bochecha direita, te fazem um cafunézinho, dão-te uma t-shirt colorida e te facultam uma secretária cor de rosinha.. mas não é para trabalhares, é para ofereceres o teu simpático contributo!

ai Marx.. que recepcionistas deixaste!..

Tiago Lima disse...

Por momentos assustaste-me, ó show!

Tiago Lima disse...

Por momentos assustaste-me, ó show!

Tiago Lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.