quarta-feira, 14 de maio de 2008

Etimologia Farmacêutica

Criatividade é algo que nem todas as pessoas se podem gabar de ter em excesso. Inspiração é já um conceito diferente, bem mais variável que o anterior, e que é susceptível de se manifestar em qualquer pessoa independentemente da sua real aptidão, aparecendo a espaços. Certo é que, sem nenhum destes elementos, dificilmente teriamos algum tipo de produção artística, fosse em que área fosse.
Perguntarão vocês: a que propósito vem este energúmeno estampar aqui esta distinção?
Respondo eu: porque fui a uma farmácia e fiquei abismado com o "nome civil" de certos fármacos.
É algo de verdadeiramente fascinante. Em que é que se inspirarão os farmacêuticos para atribuirem nomes aos seus medicamentos? Pergunto-me, muito honestamente, qual será a origem etimológica da palavra "Augmentin"; Ipesandrine seria algum antigo chefe de estado da ex-URSS? Aspegic foi o melhor marcador da liga Jugoslava de futebol 78/79? Ben u Ron teria sido amigo de infância de Mao Tsé Tung? Zovirax, produto para o herpes labial ou nome de hacker internacional? Brufen, Canesten, Lendormin, Xanax e Prozac surgiram de onde?
Mais: quem é que se lembrou de chamar Viagra ao olhar para o processo de erecção de um pénis?
Enfim... Se atribuissem aos medicamentos o nome da doença a que se destina, tudo seria mais fácil para os consumidores e pouparia esforço mental aos criadores. Criatividade, inspiração ou dádiva divina? Naaa... Acho que é mais distribuição aleatória de letras.

2 bitaites:

M. Pompadour disse...

Queres sintetizar-me porque raio puseste aquela imagem no fundo do texto? xD Compreendo a tua revolta e mais! Pior que esses nomes completamente desconexados é ter de os dizer quando uma pessoa tem de ir de urgência à farmácia.

Agora a sério...esse último diagrama...naaaaa. lol

Tiago Lima disse...

Aquilo é para os farmaceuticos se perceberem que, em materia de fármacos, nada melhor do que a administração oral...
Introduzir objectos no cólon não é uma coisa minimamente apelativa, por muito positivos - entenda-se, cura da doença - que sejam os motivos.

Mas pronto, para a próxima meto uma imagem mais condizente com o teor literário xD